Resgate da cultura boiadeira vira espetáculos que serão apresentados na Festa do Peão de Barretos

Aberturas temáticas do Barretos International Rodeo reúnem crianças, competidores e comitivas na arena do Parque do Peão em uma grande celebração à história do evento

 

“Um povo sem memória é um povo sem história”. A célebre frase da historiadora e professora Emília Viotti da Costa é levada a sério pela organização da Festa do Peão de Barretos. Evento considerado o maior do gênero na América Latina, chega à sua 62ª edição, e acontece de 17 a 27 de agosto no município localizado no interior de São Paulo (428 quilômetros da capital paulista). A cultura sertaneja é mantida e relembrada em diversos momentos da programação da Festa e este ano a celebração das memórias ganhou ainda mais espaço.

A cada ano um espetáculo artístico é criado para a abertura do Barretos International Rodeo, competição que reúne os melhores competidores do Brasil e também as grandes estrelas do rodeio internacional em quatro dias de montarias – de 24 a 27 de agosto. E, para 2017, os organizadores prepararam um espetáculo que resgata as tradições caipiras e ressalta a importância da nova geração para a manutenção da história.

Na quinta-feira, dia 24, crianças com idades entre 6 e 11 anos serão os responsáveis pela abertura. Mais de 50 pequenos artistas compõem o grupo que contêm berranteiros, grupo de catira, comitiva de queima do alho, orquestra de violeiros, cantores sertanejos e também competidores de rodeio em carneiros (a modalidade infantil disputada na Festa). “Será uma grande comemoração da nossa tradição em uma apresentação que promete emocionar o público presente”, declarou Hussein Gemha Junior, presidente da Associação Os Independentes, organizadora da Festa.

Na sexta-feira, dia 25, o tema será a superação contado pelo Cavaleiro das Américas Filipe Leite, jornalista que já cruzou três continentes a cavalo (do Canadá ao Brasil) e ainda viajou de Barretos até Ushuaia, na Patagônia, também chamada de “o fim do mundo”. Junto com ele estarão na arena os competidores que a cada montaria, que dura apenas 8 segundos, superam medos e dificuldades em busca do sonho de ser campeão. Crianças em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos e que já venceram a doença farão uma apresentação musical durante o espetáculo de abertura.

Fechando a programação, no sábado, dia 26, um pedaço da história do Brasil será contado na arena de rodeio. Uma comitiva, formada por 20 boiadeiros e 35 animais, representará os peões que cruzavam o país levando as boiadas para os frigoríficos localizados em cidades do interior, incluindo Barretos, daí a origem da Festa do Peão. “Estamos ansiosos por este momento e temos certeza que o público irá se encantar ao ver tantas gerações envolvidas na realização desta bela homenagem aos nossos pioneiros que são a nossa maior inspiração. O segredo hoje do nosso evento é não deixar morrer essa cultura, mesmo agregando novas propostas à programação”, afirma o presidente.

 

Expectativas para o  Barretão 2017

62ª Festa do Peão de Barretos começa nesta quinta-feira e espera receber quase 1 milhão de pessoas durante os 11 dias do evento

No mês de agosto, Barretos (município localizado a 425 quilômetros de São Paulo) se transforma na capital do rodeio durante a Festa do Peão de Boiadeiro. Conhecido como o maior do gênero da América Latina, o evento recebe pessoas de todo o canto do país durante os 11 dias. Com o slogan “A Festa do Brasil”, a estimativa da organização é que um público de quase um milhão de visitantes seja atraído ao Parque do Peão neste ano.

A história da edição de número 62 da Festa do Peão de Barretos começa nesta quinta-feira (17), e vai até o dia 27. Além das montarias de rodeios e a valorização da tradição da cultura caipira (festivais e concursos típicos), o evento contará com uma vasta programação artística de mais de 100 shows musicais espalhadas em cinco palcos dentro do complexo de 2 milhões de metros quadrados.

Na primeira noite musical no palco do Estádio, as duplas Henrique & Diego e Bruninho & Davi vão se apresentar ao público na abertura da Festa. O projeto Filhos da Terra, que reúne artistas de Barretos e da região, também está confirmado nesta quinta-feira no palco Festeja.

A programação musical da Festa do Peão reúne os principais artistas da atualidade. Famosos como Gusttavo Lima (Embaixador da Festa de 2017), Wesley Safadão, Luan Santana, Henrique & Juliano, Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, além dos veteranos Chitãozinho e Xororó e Matogrosso & Mathias, estarão presentes no evento ao lado de artistas da nova geração como Felipe Araújo, Day & Lara, Thaeme & Thiago, Israel & Rodolffo, Humberto & Ronaldo, Pedro Paulo & Alex, Dennis DJ, entre outros.

Arena de Rodeios

Na arena de rodeios, o campeão brasileiro de montarias em touros da PBR Brasil (Professional Bull Riders) será conhecido neste primeiro final de semana da festa. Trinta e cinco competidores disputarão o título do campeonato que acontece de 17 a 20 de agosto.

O Campeonato Barretos também definirá os vencedores das modalidades Três Tambores e Working Penning – de 18 a 20 de agosto. Além destas competições, a Festa do Peão de Barretos contará com as finais da LNR (Liga Nacional de Rodeio) – 21 a 23, com a final no dia 26 de agosto; Taça Os Independentes – de 21 a 23; Rodeio Júnior – de 24 a 27; CNAR (Confederação Nacional do Rodeio) – de 24 a 27; e além da grande estrela da Festa – 25º Barretos International Rodeo – de 24 a 27 de agosto.

Nomes de peso no rodeio internacional estarão presentes na arena de Barretos, como o tricampeão mundial da PBR (2011, 2012 e 2014), Silvano Alves; o experiente e colecionador de títulos Guilherme Marchi (também campeão mundial da PBR – 2008); o talento do jovem competidor Kaíque Pacheco, 23 anos, campeão de Barretos em 2015; e João Ricardo, um dos principais competidores da PBR e campeão do ano passado do The American (no Texas).

Tradição Caipira

A tradição da cultura caipira está mantida na Festa de Barretos. O Concurso Queima do Alho mantém viva a tradição culinária dos tropeiros e sertanejos. Um concurso de qual comitiva, composta por cozinheiros e ajudantes, prepara a melhor refeição do prato composto de feijão tropeiro, arroz carreteiro, carne assada serenada e paçoca de carne. O festival gastronômico é realizado no segundo sábado (26), da festa. A dupla Gilberto & Gilmar estará se apresentando durante o concurso.

Em sua 34ª edição, o Festival Violeira Rose Abrão é um dos principais concursos de música raiz mais antigo que se tem notícia no país. Doze duplas foram selecionadas para final do festival que acontece no dia 23 de agosto, no Palco Culturando. A tradicional dupla Lourenço & Lourival fará o show de encerramento do festival.

No Palco Sertanejo Raiz, cantores, catireiros, declamadores sertanejos, amadores e profissionais, se apresentam para amantes do gênero. A catira, o concurso de berrante, e o pau de sebo, são outras atrações presentes na Festa ligados à cultura do peão.

Todos os anos a abertura do Barretos International Rodeo recebe um espetáculo artístico. Na foto grupo de catira durante a apresentação em 2016 e rodeio em cavalos no estilo cutiano (Fotos: André Monteiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *