Problema comum nos cavalos, a Cólica pode levar o animal a morte

A cólica em equinos é um problema no sistema digestivo e como nos humanos, se trata de um desconforto abdominal grave provocado por gases, obstrução gastrointestinal, inflamação do intestino, entre outros fatores.

Existem vários tipos de cólicas e muitas vezes o cavalo pode ter uma crise leve de dor abdominal, ou em outros casos, é necessário fazer cirurgia e, infelizmente, alguns levam à morte do animal.

As cólicas equinas precisam serem tratadas com urgência, então é necessário procurar um médico veterinário com urgência. O profissional pode seguir alguns tratamentos e a maioria dos animais apresentam os seguintes sintomas: ansiedade ou depressão; rolar no chão ou querer deitar-se; falta de defecação; falta de apetite; suor excessivo; taxa de pulso anormalmente alta (mais de 50 batimentos por minuto); falta de ruídos intestinais normais; frequentes tentativas de urinar

Já as causas mais comuns da cólica em cavalos são, acumulação excessiva de gás no cólon; parasitismo interno pesado; desidratação; ingestão excessiva de ureia; tumor benigno no intestino.

Estes sintomas podem acarretar em alterações na frequência cardíaca, frequência respiratória e cor da membrana mucosa. Para prevenir a cólica em cavalos, é preciso manter hábitos saudáveis como, acesso a água fresca e limpa; alimentação com pastagem e feno; fazer check-ups dentários para diagnosticar se o animal está moendo a comida adequadamente.

Por: Vitória Junqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *