Dicas para manter uma pastagem saudável para os cavalos

Considerada a forma mais acessível e eficiente de nutrição para os equinos, é muito importante manter os pastos da propriedade sempre saudáveis.

Os cavalos passam a maior parte do tempo pastando, pois são seres herbívoros. A mastigação de gramíneas e leguminosas é muito importante para o relaxamento muscular, equilíbrio psíquico e na síntese de vitaminas dos equinos.

O criador e proprietário dos equinos precisa deixar os pastos sempre com gramíneas de qualidade e até adotar algumas técnicas de manejo, já que a pastagem é a maior fonte de alimento e energia necessária para o bom desempenho e produtividade.

1 – A escolha da gramínea forrageira

A forrageira precisa ser de qualidade e apresentar valores nutricionais satisfatórios para a saúde do animal. É necessário um bom manejo e conhecer o comportamento da forrageira escolhida, como por exemplo, se é adaptável aos diferentes climas.

As pastagens mais utilizadas são, os capins do gênero Cynodon, Tifton , Coastcross, Massai, Mombaça, Lianero e o Capim Estrela.

As características desejáveis para uma pastagem saudável são, topografia plana; vegetação que cobre o terreno; boa cobertura do solo; rápido rebrote; resistência ao pisoteio; boa palatabilidade do animal; alto teor de proteínas e fibras.

2 – Comportamento alimentar dos animais

Os equinos são herbívoros e possuem paladar bastante seletivo para pastagens, já que a maior parte do tempo ficam mastigando. De forma geral, eles “selecionam” o melhor pasto de acordo com as condições climáticas do local.

Eles pastam cerca de 12 horas por dia, intercalando com os períodos de descanso e atividades de treinamento, no caso dos animais atletas. Possuem o estômago pequeno, por isso consomem alimento várias vezes ao dia.

Enfim, os nutrientes da pastagem é essencial para garantir sua saúde física e psicológica dos cavalos de sua propriedade.

Por: Vitória Junqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *