Internacional Indoor: disputas e mostra do luxuoso mercado de cavalos

O evento, finalizado no último domingo, 29, é responsável por movimentar R$16 bilhões/ano e gerar cerca de 4 milhões de empregos.

No regulamento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) existem oito modalidades são elas, Adestramento, Paraequestre, Atrelagem, Concurso Completo de Equitação (CCE), Enduro, Salto, Volteio e Rédeas. Com 20 federações estaduais vinculadas a CBH, a mais importante delas é a Federação Paulista de Hipismo (FPH), responsável por cerca de 70% do movimento hípico nacional, com cerca de seis mil atletas e 100 entidades (centros hípicos e de treinamento) filiadas.

O Brasil possui o 4º maior plantel de equinos no mundo, dividido em 35 raças.e 17 delas possuem associações próprias. Na seleção de cavalos para o Hipismo, em especial para o Salto, a referência é o Brasileiro de Hipismo, raça que começou a ser formada nos anos 1970, evoluiu nas últimas décadas atingindo a produção de cavalos de alto rendimento que já marcam presença em desafios internacionais. Atualmente, o Brasileiro de Hipismo tem um plantel estimado em cerca de 30 mil animais registrados.

A Sociedade Hípica Paulista (SHP) conta com uma geração de atletas campeões e no sábado, 28, a SHP fez uma cerimônia de homenagens aos medalhistas pan-americanos da sua equipe, dentre eles, o cavaleiro olímpico Pedro Veniss, integrante do Time Brasil medalha de ouro nos Pans Rio 2007 e agora Lima 2019, a amazona olímpica Luciana Diniz, o medalhista olímpico Doda Miranda, os tops Pedro Muylaert, Cassio Rivetti, Nelson Pessoa, e os ex-cavaleiros olímpicos Caio Sérgio de Carvalho e Marcelo Blessmann, além do inesquecível José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete (in memoriam), pai do único tetracampeão do GP Indoor José Roberto Reynoso Fernandez Filho,

Resultados do Indoor SHP

O Indoor é a principal vitrine do hipismo brasileiro impulsionado pelo fato de acontecer no mais tradicional e bem estruturado clube hípico do país e principal concurso em recinto fechado na América do Sul.

Cerca de 730 conjuntos participaram das 32 provas com premiação de R$ 440 mil, recorde na temporada 2019 do evento.

Pedro de Matos

Nas parciais liga sul-americana e ranking senior top, a liderança ficou com Flavio Grillo Araujo, seguido por Pedro Paulo Lacerda, Karina Johannpeter e Lúcio Osório, empatados, todos do Brasil. Até o momento 47 atletas do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai estão concorrendo na liga-sul americana com duas vagas para a Copa do Mundo 2020 em Las Vegas (EUA).

No ranking brasileiro senior top, o carioca Marcello Ciavaglia lidera com 112,5 pontos, seguido de perto pelo paulista José Roberto Reynoso Fernandez, o brasiliense Flávio Grillo e Guilherme Foroni.

No Desafio Stuttgart Porsche, a dupla formada pelo piloto Beto Gresse e o cavaleiro Pedro Távora de Matos foi a campeã, com 81 segundos. Na prova show conhecida como “carro x cavalo”, Pedro Matos terminou o percurso de oito obstáculos com um derrube no último penalizando a dupla em 3 segundos. E Beto Gresse com seu Porsche Macan fez um percurso perfeito, vencendo os sete obstáculos, sem penalizações.

Podio Pré-Mirim

A principal disputa foi pelo GP Troféu Perpétuo Jayme Loureiro Filho (1,50/1,55m), e o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, conquistou o tetracampeonato com o cavalo alazão Azrael W, um sela holandês de 14 anos., finalizando as duas voltas com apenas uma falta no segundo percurso, em 64s74.

Na categoria Pré Júnior (1,30/1,35m), a vitória ficou com Camila Alvarez Correa de Siqueira e Emily Polana, que somaram 40 pontos nas três provas. Em segundo lugar, Nicole Viscelli Oazen Lua e Gordon C marcaram 39 pontos, e em terceiro ficou a dupla Luiz Eduardo Strutz e Troia JMen, com a somatória de 35 pontos.

Na série Pré Mirim (1,10/1,15m), Manoela Roismann Rodrigues levou Up du Salbey ao alto do pódio geral, Raíssa Alfredo Oliveira e Ermitage Império Egípcio foram vice-campeãs e Gabriela Alves Estelles terminou na terceira colocação.

Por: Vitória Junqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *