5 passos essenciais para cuidar da saúde dos cavalos

A saúde dos cavalos inclui diversos tipos de cuidados e alguns deles são essenciais para o bom desempenho do animal, e é claro que a regra é mantê-los saudáveis.

Os criadores devem ficar sempre atentos aos sinais que os animais dão e assegurar às necessidades básicas, por exemplo, exercícios físicos, alimentação balanceada e também cuidados relacionados com limpeza e higienização das baias.

Além dos cuidados citados, é necessário garantir o máximo conforto e bem-estar do animal. Os cinco pontos primordiais para manter a saúde sempre em dia são:

1 – A saúde começa pela boca

Os problemas orais são responsáveis por aproximadamente 10% dos atendimentos veterinários em equinos. A saúde bucal dos cavalos é muito importante, pois os animais que são criados embaiados, não desgastam os dentes da mesma forma que os que ficam soltos nos pastos.

Nas baias, eles possuem uma alimentação que não precisa de muita mastigação, já que é considerada macia baseada em grãos processados e fenos. Essa falta do processo de mastigação faz com que os dentes dos cavalos sejam gastos de uma forma inadequada ou até mesmo permaneça mais longo do que o adequado e diversos problemas podem ser causados por conta de disfunções orais, são eles: Cólica equina; Perda de peso; Descarga nasal; Aumento da agressividade; Acúmulo de alimento na boca; Dificuldades de mastigar o alimento; Aumento de volume na face e mandíbula.

Desta forma, é necessário que um médico veterinário capacitado faça uma avaliação periódica dos dentes do seu animal. A saúde bucal vai promover ao animal melhorias quanto aos aspectos, mental, físico e atlético.

Problemas mais comuns encontrado na boca dos cavalos

Podemos destacar 4 principais problemas odontológicos em equinos, confira:

2 – Alimentação ideal

A nutrição dos cavalos deve seguir regras e é bom ter uma rotina como, dar pequenas quantidades de comida, várias vezes ao dia. É necessário e imprescindível ter água limpa e fresca à disposição dos animais, além disso os alimentos volumosos e concentrados podem ser enriquecidos com vitaminas, proteínas e outros nutrientes necessários para seu bom desempenho nos esporte e até no crescimento saudável dos potros.

Quanto mais balanceada e diversificada for a alimentação do animal, mais nutrientes essenciais estará presente, como feno, grãos, sais, minerais e aveia são ótimos para manter o cavalo com peso adequado, com crescimento saudável e fornecer energia para as funções básicas de seu organismo.

Outra ponto importante é que cada cavalo tem uma exigência diferente, pois depende do esporte que pratica e com qual frequência, varia de acordo com a idade, seu peso, entre outros fatores. Os cavalos atletas, garanhões em período de monta ou as éguas em lactação, por exemplo tem suas exigências nutricionais aumentadas.

3 – Cuidado com os pelos e patas do animal

As patas precisam de um cuidado especial, já que são responsáveis por sustentar todo o peso do animal e precisam estar protegidas e saudáveis. Os cascos precisam estar sempre alinhados e bem cuidados, para evitar calos e infecções que possam causar problemas na hora da locomoção do animal.

É essencial alguns procedimentos básicos para que o pelo esteja sempre limpo e belo, evitando alergias. A escovação é uma das aliadas para que o pelo seja renovado e fique sempre brilhante. Recomenda-se que seja feita com uma escova dura, principalmente após a cavalgada, pois pode ajudar a aliviar a tensão do animal, além de retirar a sujeira.

4 – Baias para cavalos

A baia é o local onde os cavalos ficam e é preciso manter a higiene para que o animal fique confortável. Muito mais do que o lugar de descanso do equino, é também ideal para protegê-los de situações climáticas (sol, chuva) e promoção de seu bem estar.

Considerada a casa do cavalo, elas precisam estar sempre limpas e secas, evitando a proliferação de insetos e mosquitos. Podemos dizer que as acomodações para os equinos se dividem em: Pastos, Piquetes e Baias. Todas as acomodações devem permitir que os cavalos se movimentam de forma confortável.

5 – Vacinação em dia

Como devem ter percebido, todos os cuidados precisam serem tomados em conjunto. A vacinação ficou por último para mostrar que não adianta tomar apenas algumas das providências, pois a saúde é o ponto mais importante no desempenho geral de um ser vivo, seja ele um equino ou um humano.

A maioria das doenças podem ser evitadas se a carteira de vacinas for seguida de forma responsável e estiver sempre em dia. É sempre importante ter um veterinário de confiança para prestar assistência em suas propriedades.

As vacinas básicas e que não podem faltar no cronograma de seu animal são: influenza, tétano, raiva, encefalomielite e outras doenças. Lembrando que a vermifugação também é fundamental para a sua saúde.

Por: Vitória Junqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *