Conheça as práticas de manejo reprodutivo de equinos

Ao longo dos anos, as técnicas de melhoramento genético equino se desenvolveram muito, mudando a rotina da criação nas propriedades. Com esses avanços, os criadores conseguem garantir a manutenção das características desejáveis nos animais e também possibilita aumentar o número de produções durante o ano.

Para alcançar um manejo reprodutivo satisfatório, os criadores devem considerar as técnicas e incluir no dia a dia da criação. A reprodução equina usa técnicas de desenvolvimento de alto padrão para conseguir aumentar o rebanho e manter a qualidade.

É indispensável a presença de um médico veterinário com ampla experiência em reprodução para que as técnicas sejam conduzidas de forma eficiente e, consequentemente, alcançar bons índices reprodutivos. é preciso ter conhecimentos amplos. Veja alguns fatores que devem ser considerados e incluídos no manejo:

– Análise da fisiologia dos equinos, conhecer o que controla as funções mecânicas, físicas e bioquímicas de funcionamento do organismo do animal;

– Nutrição equina, dieta com alimentos com eficiência nutritiva;

– Manejo, cada propriedade adota um sistema de criação individualizado, de acordo com a estrutura e apropriado para os seus animais;

Depois de tudo isso o manejo qualificado se torna mais fácil. Em seguida, deve ser feita a seleção de garanhões e matrizes, que inclui análise reprodutiva e sanidade do animal.

Técnicas de manejo

A escolha da técnica a ser usada depende dos objetivos do criador. As principais técnicas do manejo reprodutivo em equinos são:

– Palpação retal e ultrassonografia: essas duas técnicas permitem uma avaliação das estruturas reprodutivas das matrizes e das receptoras e diagnóstico gestacional;

– Coleta de sêmen e exame andrológico dos garanhões: procedimentos de análise do potencial reprodutivo dos garanhões;

– Inseminação artificial: a inseminação aumenta o potencial reprodutivo de um rebanho equino, melhorando as taxas de prenhez;

– Transferência de embriões: biotécnica de melhoramento genético do rebanho;

Estas são as técnicas mais usadas atualmente e por isso, o criador precisa ter um profissional para cuidar do seu rebanho e detectar qual a melhor para ser usada em sua propriedade.

Por: Vitória Junqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *