Conheça mais sobre aspiração folicular em éguas, uma técnica moderna e avançada

A reprodução equina está evoluindo muito e está se tornando uma ótima oportunidade para os profissionais da medicina veterinária, para quem tem interesse em se destacar na equinocultura.

Com o passar dos anos, a tecnologia está desenvolvendo as biotécnicas ligadas à reprodução e melhorando muito a qualidade genética dos potros. Esses desenvolvimentos têm objetivo de prezar pela saúde e bem-estar das matrizes e, consequentemente, melhorar os resultados.

Uma dessas técnicas e das mais modernas atualmente é a aspiração folicular em éguas, que serve de base para a implantação de outras ainda mais avançadas.

Aspiração Folicular

A técnica de aspiração folicular se resume em em aspirar os oócitos do folículo presente no ovário da fêmea doadora. Antes de realizar a aspiração, é necessário seguir alguns procedimentos como, estimular as fêmeas com hormônios para que a formação de folículos e oócitos aconteça.

Para obter sucesso na estimulação, é essencial que um médico veterinário capacitado acompanhe o ciclo de doadoras e receptoras, de forma que todas as técnicas sejam feitas no tempo certo, otimizando os resultados.

A função da aspiração folicular em éguas

A aspiração folicular em éguas acontece por meio da introdução, via vaginal, de um guia de aspiração paralelamente à cérvix da fêmea. Normalmente, o procedimento é realizado com auxílio da ultrassonografia, com o transdutor do ultrassom apontado para o folículo onde será feita a aspiração.

É aconselhado que o equipamento tenha dois transdutores, assim o médico veterinário consegue visualizar o folículo com um dos transdutores (linear retal) e com o outro (microconvexo) acompanhar a introdução da guia no trato reprodutivo.

Neste mesmo momento, a agulha de aspiração deve estar alinhada com folículo por meio de manipulação do ovário, feita via retal, sendo possível realizar a aspiração do conteúdo para a obtenção dos oócitos.

A coleta dos oócitos por aspiração folicular em éguas, está agregando muito valor para o ramo da reprodução equina e requer experiência e conhecimento por parte do profissional, combinando prática com manejo reprodutivo e conhecimento fisiológico.

Importância da biotécnica

A aspiração folicular em éguas desempenha um papel muito importante no avanço da área. Algumas técnicas mais específicas como a ICSI (Injeção de sêmen intracitoplasmática), dependem da aspiração por apresentar melhores resultados em oócitos maturados in vitro. Uma vantagem da aspiração, é que os procedimentos de produção de embriões e fazer a vitrificação desses em períodos diferentes.

O método de aspiração folicular em éguas ainda é pouco difundido em plantéis menores, mas já está sendo adotada em propriedades reconhecidas pela criação de equinos, trazendo resultados e estimulando esse setor. Por isso, é sempre importante que o plantel tenha um veterinário especializado em reprodução equina e competente para realizar o procedimento.

Por: Vitória Junqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *