30º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha é suspenso pela ABQM e pela prefeitura de Araçatuba

O primeiro evento oficial da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), que aconteceria entre os dias 18 e 26 de abril, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), está oficialmente suspenso.

A decisão de suspender o evento foi tomada durante uma reunião realizada na segunda-feira, 16 de março, entre o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), o superintendente da associação, Manuel Rossitto, e o presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), Fábio Brancato, para seguir as recomendações dos órgãos mundiais de saúde no combate ao coronavírus .

Os outros dois eventos oficiais continuam confirmados, em julho tem o Campeonato Nacional, em outubro têm o Potro do Futuro e a Copa dos Campeões e Derby, além de todos os outros na modalidade Conformação e Trabalho.

O 30º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha – Conformação & Trabalho foi cancelado por conta do avanço do surto de coronavírus (Covid-19). Confira o comunicado oficial, divulgado pela ABQM:

Atendendo ao Decreto Estadual nº 64.862/20, do Governo de São Paulo, ao Decreto Municipal nº 21.270/20, da Prefeitura de Araçatuba, publicados respectivamente nos dias 14 e 16 de março, bem como às orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que dispõem sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao coronavírus (Covid-19), a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) adiou, por tempo indeterminado, o 30º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha.

A decisão da entidade, que segue todas as recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), vem a zelar pela segurança dos associados, competidores, expositores, colaboradores e do público em geral. Medidas para minimizar o impacto a cadeia produtiva da equinocultura brasileira estão sendo estudadas e serão nossa prioridade nos próximos dias. Agradecemos a compreensão e o apoio de todos.

Caco Auricchio – Presidente da Diretoria Executiva da ABQM

Carlos Braga – Presidente do Conselho de Administração

Suspensão de eventos

A suspensão de diversos eventos, sejam eles no mundo do cavalo ou em qualquer outro segmento, aconteceu em alinhamento às determinações conjuntas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, além da Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz para adotar medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19.

O Decreto Municipal nº 21.270 da Prefeitura de Araçatuba (16 de março de 2020)  também prevê os cuidados de prevenção. O prefeito Dilador Borges disse que “Seria o primeiro ano em que teríamos completamente os três eventos e sabemos o impacto positivo para o município, tanto financeiro como turístico, cultural e de projeção nacional. No entanto, não podemos ficar a mercê do risco coletivo das aglomerações, nem podemos descuidar da segurança sanitária da nossa população e da região”.

No momento, a prioridade é prezar pela saúde pública em todo país, já que os eventos quartistas contam com pessoas das mais diversas idades e de diferentes estados brasileiros. Aos inscritos, aguardem a divulgação de um novo comunicado, com a data remarcada.

Por: Vitória Junqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *